sexta-feira, 21 de março de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO E IMETRO ASSOCIAM-SE PARA O COMBATE ÀS FRAUDES NO PESO DE PRODUTOS CONGELADOS

            

              Desde 2009, o Ministério Público Estadual, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina - IMETRO/SC, o Ministério da Agricultura e do Abastecimento e a CIDASC unem esforços para, gradualmente, reduzir as fraudes no peso de produtos congelados.

              A proposta de parceria partiu do Ministério Público, após informação de que muitos produtos conservados sob congelamento eram vendidos com excesso de gelo no interior das embalagens, mascarando o peso nelas indicado e, consequentemente, lesando o consumidor.

              Em 2013 o trabalho concentrou-se sobre os pescados congelados, com a coleta de 123 amostras, em diversos estabelecimentos comerciais. Analisadas pelo IMETRO, 28% delas estavam fora dos padrões metrológicos estabelecidos pela legislação, ou seja, com excesso de gelo, representando um prejuízo ao consumidor.

              Em tais situações, além da multa administrativa imposta pelo IMETRO, as empresas responsáveis pelo acondicionamento e comercialização do produto podem responder civil e criminalmente por danos ao consumidor, em ação civil e penal propostas pelo Ministério Público.
Origem: CCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário