sexta-feira, 14 de março de 2014

COMBUSTÍVEL LEGAL



 

A adulteração de combustíveis é prática recorrente no país. Além de afetar a durabilidade e o desempenho dos veículos, prejudica a economia popular e o meio ambiente.

Para combatê-la, o Ministério Público Estadual, paralelamente ao Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis Líquidos (PMQC), desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo-ANP, colocou em execução o programa “Combustível Legal”, objeto do Termo de Cooperação Técnica n. 20/2003, firmado com o Procon Estadual, o INMETRO e o Comitê Sul Brasileiro da Qualidade de Combustíveis, que representa a sociedade civil.

O Termo de Cooperação permite dotar o Ministério Público de informações e recursos técnicos para a coibir crimes e abusos praticados no mercado de combustíveis (gasolina, óleo diesel e álcool) em Santa Catarina. Contribui também para tornar mais eficaz a fiscalização da ANP.

Os resultados têm sido animadores. A qualidade do combustível e a regularidade das práticas de venda são conquistas consolidadas. Santa Catarina é um dos Estados com o menor índice de irregularidade no combustível, segundo dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo[1].

Entre as ações do Programa, em 2013, destaca-se a coleta de 360 amostras de combustível, em todas as regiões do Estado. Destas, cinco apresentaram irregularidades, sendo os respectivos laudos encaminhados às Promotorias de Justiça das comarcas onde houve a coleta, para as providências devidas. Além das consequências administrativas e civis, que poderão traduzir-se em multa e indenização, os responsáveis pela adulteração poderão ser processados pela prática de crime contra o consumidor.

Origem: CCO

 



[1] Boletins do Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis Líquidos Automotivos – ANP. Disponível em: http://www.anp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário