quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

GARANTIR A CRIANÇA NA ESCOLA

       

O Ministério Público Estadual, por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude CIJ, continua dando ênfase, em 2014, às ações do Programa APOIA, de combate à evasão escolar, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e com os Conselhos Tutelares, em todos os municípios catarinenses.
             O programa de combate à evasão escolar, conhecido como APOIA, foi concebido e vem sendo executado pelo Ministério Público Estadual desde 2001, em parceira com os Conselhos Tutelares e as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, o Tribunal de Justiça, a Federação Catarinense dos Municípios e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina. No período compreendido entre janeiro de 2002 e julho de 2013, o APOIA contribuiu diretamente para o retorno à escola de 65.690 crianças e adolescentes. Essa contribuição também ajudou a melhorar os indicadores sociais do Estado: até o ano de 2011, segundo o MEC/INEP, Santa Catarina foi o estado com a menor taxa de abandono escolar no contexto da Federação brasileira.
           O Programa teve notável impulso a partir de agosto de 2013, com a implantação do "Sistema APOIA on line", mediante o qual foram informatizados os formulários usados na execução do Programa, conferindo maior celeridade no encaminhamento dos Avisos de Infrequência Escolar entre as escolas, Conselhos Tutelares e Ministério Público e garantindo acesso rápido e informações seguras acerca da evasão escolar em todo o Estado.
          Para 2014 está prevista uma sequência de eventos, em todas as regiões do Estado, com a finalidade de capacitar Promotores de Justiça, agentes públicos da área de Educação e Conselheiros Tutelares para capacitá-los ao uso eficaz do Sistema e, também, para expandir os canais de diálogo, uniformizar procedimentos e melhorar ainda mais os resultados do Programa. Nesses mesmos eventos serão apresentados e distribuídos pelo CIJ vídeos e cartilhas explicando o funcionamento do no Novo APOIA.





    

                                                                                                                                                                Origem: CIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário